Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Oficina Corpo em Movimento na Educação Infantil - Supervisora Ivani Ferreira

Oficina e atividades extraídas do Livro - Educação Física Escolar - Corpo em Movimento na Educação Infantil - Vilma L. Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira.



Quando as crianças brincam, elas o fazem para satisfazer uma necessidade básica que é viver a brincadeira. Na escola, as atividades precisam contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança, a corporeidade associada à criatividade, a importância da motricidade, do jogo e do aspecto lúdico nas atividades.O livro Corpo em Movimento na Educação Infantil, oferece um rico repertório de prática, aliado a uma sólida base teórica, que proporcionarão aos professores melhores prática educativas na Educação Infantil.













Dicas de jogos e brincadeiras:

http://vidaplenainfantil.blogspot.com.br/2009/07/de-100-brincadeiras.html

sábado, 26 de setembro de 2015

Plano de aula -Tema : Lavar as mãos- Educação infantil




A importância de lavar as mãos!

JUSTIFICATIVA

A importância de lavar as mãos será abordada, juntos aos alunos da educação infantil, devido a necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças, visando lhes proporcionar o gosto por estar com as mãos sempre limpinhas, pois essa medida é eficaz na preservação de doenças e infecções.

OBJETIVOS

  • Promover e consolidar hábitos de higiene das mãos.
  • Perceber como a mão são importantes em nossas tarefas;

  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
  • Estimular a atenção e a concentração nas coreografias com as mãos
DESENVOLVIMENTO

1º Momento: Iniciar com a música  'As Mãos" do Patati Patatá.




AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO


AS NOSSAS MÃOS SÃO IMPORTANTES

COM ELAS TUDO PODEMOS FAZER

COM AS MÃOS VIVEMOS TODO INSTANTE
AS MÃOS AGORA VAMOS CONHECER
AS NOSSAS MÃOS SERVEM PRA LAVAR
O ROSTINHO DE MANHÃ PRA DESPERTAR
COM AS MÃOS PEGO A ESCOVINHA
PARA OS MEUS DENTINHOS ESCOVAR



AS MÃOS, AS MÃOS

JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO

AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO



CHEGANDO NA ESCOLA PRA ESTUDAR

MEUS AMIGUINHOS VOU CUMPRIMENTAR

A PROFESSORA VAI ME ENSINAR
COMO USAR AS MÃOS PRA DESENHAR
VOLTO PRA CASA NA HORA DE COMER
COM AS MINHAS MÃOS VOU ME ALIMENTAR
MAS ANTES NÃO POSSO ESQUECER
QUE AS MINHAS MÃOS EU TENHO QUE LAVAR



AS MÃOS, AS MÃOS

JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO

AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO



CHEGA À NOITINHA É HORA DE DEITAR

A MAMÃEZINHA CANTA PARA EU DORMIR

ANTES DE DORMIR EU NÃO POSSO NEM PENSAR
DEIXAR DE USAR AS MÃOS PARA ORAR
ASSIM!



AS MÃOS, AS MÃOS

JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO

AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO



  • Cantar várias vezes acompanhando a coreografia da música.
  • Conversar sobre a importância das nossas mãos;
  • Quantas coisas fazemos com as nossas mãos: Carinho, pegar objetos, pegar alimentos, escrever, desenhar,fazer gestos/coração...
2º Momento:Cuidados de higiene com as mãos






  • Já vimos  como as nossas mãos são importantes, mas elas precisam de cuidados.Que cuidados devemos ter com as mãos?
  • Lavar bem as mãos;
  • Manter as unhas bem cortadas...
Atenção!!!


É importante de lavar as mãos após utilizar o banheiro, após espirrar,quando chegamos da rua, antes das refeições e em outros momentos que percebemos que as mesmas estão sujas.Na escola, apenas o ato de pedir aos alunos da educação infantil  para lavar as mãos não é o suficiente, é preciso, antes de tudo, fazer com que eles entendam a importância da higienização para a sua saúde. É necessário também, que eles saibam o modo correto de lavar as mãos, pois abrir a torneira e jogar uma “aguinha” não adianta nada.

          Para ensinar  o modo  correto  de lavar as  mãos, a professora deverá ensinar gestualmente, como os alunos devem proceder, seguindo como exemplo as orientações abaixo:

Após lavar , enxugar as mãos  com toalhas individuais de tecido ou de papel.

3º Momento: Arte com as mãos!




  • Trabalhar atividades carimbando com as mãozinhas.


  • Em seguida deixar cada criança lavar a mão sozinha e observar se elas realizaram todas as dicas anteriores. Colocar sabão, lavar as palmas, entre os dedinhos, a parte de trás das mãos, enxaguar e secar.
  • Orientar sobre a higiene diariamente até formar bons hábitos.
4 º Momento: Filme sobre Germes e bactérias



Conversar sobre o filme:

  • O que aconteceu após o espirro?
  • Como que os germes e as bactérias foram passando de uma pessoas/objeto para outra?
  • E quando a moça lavou as mãos o que aconteceu com os germes?
Avaliação: Avaliar diariamente como está acontecendo a lavagem das mãos.Os alunos estão realizando corretamente as etapas para que as mãos fiquem bem higienizadas? 
Esse monitoramento precisa ser constante até que criem o hábito da higienização.


Plano de aula Artes na Educação infantil - 2º período

Atenção!!!Esta sequência didática poderá ser desenvolvida em 1 mês, explorando cada obra com calma e desenvolvendo a aula de acordo com as brincadeira trabalhada.

Plano de aula: Estudando as Obras de Ivan Cruz

Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

Objetivos:
  • Conhecer a vida do poeta Brasileiro Ivan Cruz
  • Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras infantis;
  • Realizar produção textual;
  • Apreciar e interpretar obra artística;
 Desenvolvimento:
1º Momento: Visualizar  através do  data show  a biografia e imagem do artista Ivan Cruz.







Após o vídeo ,em  uma roda de conversa, dialogar sobre a sobre a vida e obra de Ivan Cruz... algumas brincadeiras do artista ....

2º Momento:  Arte e Brincadeiras!!!



  • Explorar uma obra de arte/ pintura do artista , a cada dia da semana ; 
  • Realizar a brincadeira  ilustrada na obra, junto a turma, no pátio da escola.





3º Momento: Releitura das obras


  • Realizar a releitura das obras de Ivan Cruz ;
  • Utilizar giz de cera ou tinta para recriá-las
  • Montar um painel na sala de aula.
  • Ser observadores aos pequenos detalhes.
As imagens abaixo foram retiradas do site a seguir:
http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/2012/02/vamos-colorir.html















4º  Momento: Produção de texto


  • Criar um texto e/ou frases  sobre  a obra de arte que o aluno recriou.
  • Realizar a leitura do texto para os colegas.

Avaliação: Avaliar se as crianças:
  • Apreciaram a obra de arte do artista Ivan cruz;
  • Realizaram a releitura da obra, atentando para as orientações da técnica proposta;
  • Participaram das atividades  de pesquisa, artes e brincadeiras com envolvimento.

Algumas obras do pintor:

http://aprendendo-e-brincando.blogspot.com.br/2013/04/biografia-do-artista-plastico-ivan-cruz.html


obra 2obrasobra 3pensamento

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano

  Professora estagiária: Aline

Tema : Leitura de rótulos e embalagens

Objetivos

  • Leitura de diferente rótulos
  • Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
  • Estimular o faz de conta.

Justificativa

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.

 Recursos didáticos

  • Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
  • kraft ou cartolina para montar os cartazes
  • Fita adesiva
    

Estratégias

1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
   
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)




2º Momento: Faz de conta!

     Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.

  • Solicitar  para que os alunos tragam  embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
  • Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
  • Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
  • Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.




3º Momento 
                  Leitura  de rótulos

 Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
  •    Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos  para descobrirem as  informações que eles trazem: 
  •   Nomes dos produtos
  •   Marca dos produto
  •  Data de fabricação e validade
  • Quantidade
  • Utilidade
  •  Código de barras
  • Slogan da marca


Exemplos:

TODDY - Slogan do TODDY

  • As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!

TODDY: Sabor que alimenta.
  • Slogan Nescau - 
  • Energia que dá gosto

    Slogan Nescau: Energia que dá gosto.
    Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.

         4ª Momento - Montando cartazes com rótulos


  •              A professora  solicitará para que os alunos formem   grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes. 

            Orientações para os trabalhos:
  •       A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
  •   Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
  •  Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.

  • Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.   
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
  •  Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
  •  Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
  • Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
  • Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.


       5ª Momento Apresentação de trabalhos


  •          Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
  •       Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.

  Dicas:

 O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro.