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Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que é Pedagogia? E quem é o Pedagogo?

INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da natureza e as especificidades do curso de pedagogia e a sua importância na sociedade atual. Para tanto o texto responderá aos seguintes questionamentos: o que é a pedagogia, do que a pedagogia se ocupa e o que significa trabalho pedagógico.


DESENVOLVIMENTO
De acordo com o texto básico de Libâneo (2001) a pedagogia para o senso comum está associada ao ensino e ao modo de ensinar. Ou seja, a pedagogia vista apenas como uma preparação para a atividade docente. Porém, a pedagogia vai além da mera atividade docente, ela apresenta como objeto de estudo a prática docente. Isso quer dizer que a pedagogia tem o objetivo compreender os aspectos que permeiam o processo de ensino aprendizagem.
Pensar no que é ser pedagogo após a leitura do texto de Libâneo (2001) requer que sejamos capazes de abrir nossa visão para o sentido amplo da palavra educação, entendida pelo conceito de Paulo Freire como instrumento de transformação social.
Compreendi a partir da leitura do texto de Libâneo (2001) que a educação, como prática humana social que modifica os seres humanos, é o objeto de estudo do pedagogo. A partir dessa compreensão é possível analisar o papel do pedagogo como agente responsável pelo processo educativo, e para tanto se faz necessário que tenha uma visão crítica e reflexiva do contexto social e da sua influência nas práticas educativas.
Nesse contexto  o pedagogo tem como principal função a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. O profissional da pedagogia é responsável por produzir e difundir conhecimentos no campo educacional, para isso ele deve ser capaz de criar, planejar, gerir e avaliar ações educacionais da sociedade civil, principalmente em instituições de ensino.
O ser pedagogo é assumir uma postura de profissional capaz de compor e analisar os diagnósticos da realidade educacional, propor intervenções, orientar e capacitar sua equipe, explicitar objetivos claros para o sucesso do trabalho pedagógico. É ser capaz também de investigar o fenômeno educativo, de formular orientações para a prática, propor princípios e normas sobre os meios e fins da educação. Acredito que o aspecto de “formular orientações para a prática” seja um dos maiores desafios do pedagogo, visto que para orientar práticas, é preciso compreender a prática educativa, ter condições teóricas de pensar sobre ela e criatividade na articulação de uma proposta coerente de intervenção.
Socialmente a pedagogia por muito tempo foi associada à mera transmissão e apropriação do conhecimento, mas ela vai além dessa perspectiva, é ampla e com muitas possibilidades. Considerando que apenas transmitir conhecimentos não atende a demanda atual, é preciso criar condições de construção de conhecimentos, através da articulação das informações com o contexto social.
De acordo com o “dicionário Aurélio”, pedagogo é o profissional ou especialista em pedagogia; o que aplica e estuda a arte de educar. Libâneo (2008) traz um resgate sobre a palavra pedagogia, que tem origem grega e significa Paidós (criança) e agogé (condução), ou seja, conduzir a criança ao conhecimento, ao aprendizado. Tais definições levam ao conceito do senso comum, que está ligado ao ato de ensinar, mas, que conforme mencionado nos parágrafos anteriores se amplia para a compreensão do processo de ensino e  para organização do trabalho pedagógico.
O pedagogo, por muito tempo, assumiu uma posição na escola de fiscal, onde era visto como uma pessoa que está na escola para vigiar o trabalho dos professores. È importante que fique bem claro que o pedagogo não se ocupa da função de fiscal, mas sim, da função de parceiro da equipe escolar na árdua busca por sucesso e qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Ele é um especialista da educação que compreende e intervém nos processos de ensino aprendizagem que acontece na sociedade.
O pedagogo como um importante articulador na cooperação do planejamento e execução de atividades curriculares, sendo capaz de analisar, compreender, propor e articular aspectos do contexto sociocultural às necessidades pedagógicas do ambiente escolar.
Outro papel que em minha opinião está inerente à figura do pedagogo é colaborar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Visto que esse documento propõe em sua essência uma articulação dos conhecimentos pedagógicos, da realidade social, política e econômica que influencia o contexto escolar, e a prática da construção de saberes a partir do coletivo.
Como afirma Libâneo (2001) o processo didático é uma das modalidades do trabalho pedagógico. E precisa ter a atenção do pedagogo, visto que o objetivo maior de qualquer instituição que lida com a educação é que seus alunos sejam capazes de aprender, de construir conhecimentos básicos para sua formação pessoal.
O trabalho pedagógico conforme analisado anteriormente não se restringe simplesmente ao processo de ensinar, mas, a todo o contexto que interfere no ato de ensinar mas também de aprender. Pensar nessa possibilidade, levanta um grande leque de atuações do pedagogo, nos diversos campos dos conhecimentos, das relações, das metodologias e da didática.
O ser pedagogo, não se limita ao processo de ensino aprendizagem, envolve todo contexto educativo da escola. Ele deve ser também um agente na promoção da participação da família e da comunidade no contexto escolar. Pois, a partir dessa integração a educação passa a efetivar sua essência, que é ser um compromisso de todos. Nesse envolvimento o pedagogo pode ampliar as possibilidades de sucesso da escola, a partir da construção coletiva de saberes e de condições favoráveis a aprendizagem dos alunos.
Outro aspecto muito importante do trabalho do pedagogo é capacitar continuamente sua equipe. Ou seja, oferecer condições de crescimento pessoal e profissional de sua equipe. Para tanto precisa acompanhar, conhecer as necessidades para que possa promover situação de aprendizagem permanente da equipe de profissionais sob sua coordenação através da formação continuada em cursos, encontros pedagógicos e oficinas.
Como o pedagogo é um especialista em educação, ele deve estar sempre atento a toda e qualquer novidade na educação e no contexto social. Conforme afirma Gaudêncio (2012) a atuação do pedagogo não está restrita ao ambiente escola, entendemos que várias são as funções desse profissional que, por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias, a psicologia da educação, os estágios em vários campos de atuação, é o responsável por várias formações humanas em variados ambientes.

CONCLUSÃO
A partir da leitura do texto e do trabalho realizado foi possível compreender que a pedagogia é uma ciência que se ocupa do processo educativo, com uma visão ampla de educação, como processo que envolve todo o contexto social de ensino aprendizagem.
Assim o pedagogo se ocupa da educação em todo seu contexto, lidando assim direta e indiretamente com todos os fatores que possam influenciar no processo de ensino aprendizagem.
O trabalho pedagógico se refere a todo o processo que se relaciona com o processo de ensinar e aprender: metodologias, conhecimentos, relações interpessoais, didática.




 REFERÊNCIAS

COSTA, Vilze Vidotte. O trabalho do pedagogo nos espaços educativos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Gaudêncio, Juliana Rezende. Ensaios: ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea. PUC Minas. Disponível no site: <http:// www.pucminas.br/.../cursos/.../APR_ARQ_PROGR20120524103252.pdf...>. Acesso em 27/04/2014.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar Em Revista, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em: <http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf>. Acesso em: fev. 2014.

Ser Pedagogo

 O QUE É SER PEDAGOGO.


Libâneo (2001), no seu texto: O que é ser pedagogo, abre nossa mente sobre o que constitui este profissional da educação; o pedagogo. Um novo olhar é direcionado para um sentido mais amplo da palavra educação, entendida pelo conceito de Paulo Freire[1] como instrumento de transformação social. Percebe-se que a educação, como prática humana social que modifica os seres humanos, é o objeto de estudo do pedagogo. A partir dessa compreensão é possível analisar o papel do pedagogo como agente responsável pelo processo educativo, e para tanto se faz necessário que tenha uma visão crítica e reflexiva do contexto social e da sua influência nas práticas educativas.
Por muito tempo minha concepção do que é ser pedagogo esteve ligada intimamente a visão do senso comum apresentada por Libâneo (2001). Via o pedagogo relacionado diretamente à docência e o trabalho pedagógico como o processo metodológico de ensinar o aluno. Ao ingressar no curso de Pedagogia, meu maior objetivo era o de me habilitar para a docência. Contudo, foi extremamente relevante para minha formação construir o conceito de ser pedagogo a partir das minhas leituras. Onde passei a compreender que o ser pedagogo está ligado a uma ciência que investiga a realidade educacional. Nesse contexto seu papel não pode se resumir a docência, precisa assumir sua postura de organizador do processo ensino aprendizagem.
Ser pedagogo é assumir uma postura de profissional capaz de compor e analisar os diagnósticos da realidade educacional, propor intervenções, orientar e capacitar sua equipe, explicitar objetivos claros para o sucesso do trabalho pedagógico. Conforme mostra Libâneo (2001) ser pedagogo nesse contexto é ser capaz também de investigar o fenômeno educativo, de formular orientações para a prática, propor princípios e normas sobre os meios e fins da educação. Acredito que o aspecto de “formular orientações para a prática” seja um dos maiores desafios do pedagogo, visto que para orientar práticas, é preciso compreender a prática educativa, ter condições teóricas de pensar sobre ela e criatividade na articulação de uma proposta coerente de intervenção.
É importante considerar ainda que as práticas pedagógicas não são neutras, são influenciadas pelos interesses sociais, que são conflitos na atual sociedade em que vivemos. Ou seja, o pedagogo precisa ter uma formação crítica sobre o contexto social a que se insere para que possa se posicionar de maneira reflexiva compreendendo quais os interesses sustentam as práticas educativas. O pedagogo é um importante articulador na cooperação do planejamento e execução de atividades curriculares, sendo capaz de analisar, compreender, propor e articular aspectos do contexto sociocultural às necessidades pedagógicas do ambiente escolar.
Não podemos deixar de ressaltar a importância da participação do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico da escola, visto que esse documento propõe em sua essência uma articulação dos conhecimentos pedagógicos, da realidade social, política e econômica que influencia o contexto escolar, e a prática da construção de saberes a partir do coletivo. Um bom pedagogo precisa ter condições de debater, sugeri medidas destinadas a melhoria do processo ensino-aprendizagem, precisa ser referência de apoio e orientação para os professores. Precisa assumir uma postura de liderança confiável a quem o professor possa recorrer quando precisar de uma análise do contexto educativo, bem como de orientações para o processo de intervenção no processo de ensino aprendizagem. É interessante ressaltar que não se deve limitar o pedagogo somente ao processo de ensino aprendizagem, envolve todo contexto educativo da escola. Ele deve ser também um agente na promoção da participação da família e da comunidade no contexto escolar. Pois, a partir dessa integração a educação passa a efetivar sua essência, que é ser um compromisso de todos. Nesse envolvimento o pedagogo pode ampliar as possibilidades de sucesso da escola, a partir da construção coletiva de saberes e de condições favoráveis à aprendizagem dos alunos.
Outro aspecto muito importante do trabalho do pedagogo é capacitar continuamente sua equipe. Ou seja, oferecer condições de crescimento pessoal e profissional de sua equipe. Para tanto precisa acompanhar, conhecer as necessidades para que possa promover situação de aprendizagem permanente da equipe de profissionais sob sua coordenação através da formação continuada em cursos, encontros pedagógicos e oficinas. Claro que não podemos ver no pedagogo um vigia, um inspetor, mas sim um profissional que efetua um trabalho de acompanhamento junto aos profissionais da escola, fazendo intervenções pedagógicas necessárias, orientando o planejamento das atividades, sendo capaz de propor intervenções e projetos que colaborem com a disciplina e organização geral da escola. Como especialista em educação, o pedagogo deve estar sempre atento a toda e qualquer novidade na educação e no contexto social. Conforme afirma Gaudêncio (2012) a atuação do pedagogo não está restrita ao ambiente escola, entendemos que várias são as funções desse profissional que, por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias, a psicologia da educação, os estágios em vários campos de atuação, é o responsável por várias formações humanas em variados ambientes. Com isso, voltamos ao conceito inicial e amplo de educação, onde o pedagogo não está restrito aos processos de educação escolar, mas sim de educação no seu sentido amplo.
Assim, ser pedagogo é assumir a função de orientar trabalhos, além da intervenção pedagógica, no processo de verificação da aprendizagem, de recuperação de conteúdos. O pedagogo precisar estar junto ao professor nesse processo tão importante da prática pedagógica que é compreender o que o aluno apreendeu dos ensinamentos da sala, como aprendeu e o que precisa ser reforçado. Pois, se o professor não tiver essa clareza, os fins do processo pedagógico se perdem. Como afirma Libâneo (2001) o processo didático é uma das modalidades do trabalho pedagógico. E precisa ter a atenção do pedagogo, visto que o objetivo maior de qualquer instituição que lida com a educação é que seus alunos sejam capazes de aprender, de construir conhecimentos básicos para sua formação pessoal.

4 REFERÊNCIAS
Gaudêncio, Juliana Rezende. Ensaios: ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea. PUC Minas. Disponível no site: <http:// www.pucminas.br/.../cursos/.../APR_ARQ_PROGR20120524103252.pdf...>. Acesso em 27/04/2014.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar Em Revista, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em: <http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf>. Acesso em: fev. 2014.






















[1] Paulo Freire, escritor brasileiro. Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial.

Paródia PBJ/Escola Municipal Padre Machado


             
ME ADORO!                (Meteoro/Luan Santana)                                               

Te dei a vida e o pensar
Pra viver com emoção
Fique longe da violência e das drogas
Evite confusão
Explosão de sentimentos
Que não pude acreditar

Ah... Como é bom do PBJ participar!


Depois que as oficinas conheci fiquei feliz
O PBJ é exatamente o que sempre quis
Ele ensina perfeitamente para mim
Viver sem violência, sem racismo e sem drogas até o fim.

Se for sonho, não me acorde!
Eu preciso sonhar!
Pois sei que quem vive longe das armadilhas! 
Um ótimo futuro pode alcançar!!!!!

Refrão

Te dei a vida e o pensar
Pra viver com emoção
Fique longe da violência e das drogas
Evite confusão
Explosão de sentimentos
Que não pude acreditar


Ah... Como é bom do PBJ participar


O senhor é minha luz
Os seus passos seguirei
ELE é meu guia, me conduz
No PBJ me amarrei.
Refrão

Te dei a vida e o pensar
Pra viver com emoção
Fique longe da violência e das drogas
Evite confusão
Explosão de sentimentos
Que não pude acreditar


Ah... Como é bom do PBJ participar





  
                                                     Por Luan  Henrique Matozinhos


                                                     PBJ: Programa Brumadinho Jovem

sábado, 6 de dezembro de 2014

Desenvolvimento do projeto“O Menino Maluquinho”



     Projeto “O Menino Maluquinho”



1-   Caracterização do Projeto


1.1- Público Alvo: Alunos de 4º do Ensino Fundamental. 1.2-Professora: Cristiane Geralda


1.3 - Supervisora Pedagógica: Ivani Ferreira


1.4- Duração do Projeto: Março a Junho de 2014




2. Apresentação


 O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu a partir de uma ação do Projeto Institucional: “Leitura: Comp@artilhe essa ideia”, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, trabalhamos com a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o Hábito de ler. Para nossa surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.


3. Justificativa


A necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.


4. Objetivos específicos



  •   Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,
  •  Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;
  •   Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;
  • Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,
  • Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,
  •    Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.
  •   Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
  •  Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,
  • Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.



5.Recursos materiais


·         Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.




6. Recursos Humanos


·         Equipe da escola Leon Renault


·         Equipe da Uaitec


·         Equipe da Secretaria Municipal de Educação


·         Equipe do Descentralizando o Acesso/Inhotim




 7. Desenvolvimento


O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:


Língua Portuguesa





  •  Abertura do Projeto com a história: O Menino Maluquinho/Ziraldo
  •  Conhecer o personagem
  •  Pesquisar o autor Ziraldo
  •  Interpretações de textos orais e escritos
  •  Leitura de histórias em quadrinhos e tirinhas




Produção de texto





  •  Fazer a reescrita da história trabalhada;
  • Elaborar livro com as travessuras da turma
  •  Confeccionar livro com receitas das avós da turma;
  • Redigir texto “Maluquinho no País do futebol”
  •  Criar poemas coletivos e individuais
  • Com a turma sentada em círculo conversar sobre o livro, comparar o livro com o filme.
  • Conversar sobre a visita ao museu Inhotim.
  • Ouvir leituras das produções de texto e poemas.




Matemática





  •  Trabalhar a divisão e multiplicação através de jogos.
  • Quebra cabeça
  • Calendário: explorar a data de aniversário.
  •  Explorar quantidades ao preparar uma receita.





Artes, músicas e movimento





  • Música “O Menino Maluquinho”
  • Brincadeiras diversas
  • Dobraduras
  • Pinturas
  •  Confecção de panelinhas e jogos.




História, geografia e ciências/ lixo e cidadania.




Através de histórias em quadrinhos do Menino Maluquinho os alunos estudarão sobre:



  •  Estudo de mapas
  • Biografia do autor Ziraldo
  •  Dengue
  •  Uso consciente da água
  •  Reciclagem/reaproveitamento do lixo




Culminância:




   Este projeto será apresentado no dia “D” (dia da família na escola).






8. Avaliação:




 A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações, anotações individuais, fotos e relatos do desenvolvimento das atividades.
Fotos do projeto

     "O Menino Maluquinho"


Incentivando o uso da biblioteca!!!
              Para incentivar o uso da biblioteca, a Supervisora Ivani Ferreira fez uma exposição com algumas obras de Ziraldo e contou a História " O Menino Maluquinho" , para o 4º ano 1 da professora Cristiane. Depois da história, os alunos leram outras obras do autor e  fizeram empréstimo de livros para ler em casa.
Os alunos amaram a história de Ziraldo!




























 Empréstimo de livros como bibliotecário  Agustinho.










Inhotim /Descentralizando o acesso.

Visita ao Museu Inhotim...
    Fazendo uma junção do projeto Leitura “Compartilhe essa Ideia” que está sendo desenvolvido na sala da professora Cristiane “com a proposta do Inhotim “ Ressignificando  o Objeto”, decidimos em uma proposta muito “Maluquinha”, inserir o Menino Maluquinho da Obra de Ziraldo, no museu Inhotim.
    Esse menino utiliza um objeto/ panela na cabeça com se fosse um chapéu, no futebol ele é o melhor de todos. Ele é popular, tem muitos e namoradas, tem mil ideias na cabeça, faz várias invenções, sua pipa era a mais maluca de todas ela rodopiava no céu...Na escola ele só tirava zero no tal do comportamento, mas o tempo passa e ele cresce e se torna um adulto muito legal...A turma está maravilhada com essa história e estão com mil ideias na cabeça!!!
   Ressignificar, na prática, é a capacidade que possuímos e quase não percebemos, de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas;  de perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já estava formatado no nosso sistema de valores e crenças. É um processo de modificação do filtro pelo qual percebemos os acontecimentos. Com a finalidade é alterar o significado anteriormente dado.
























































































































































No pós visita Inhotim os alunos do 4º ano 1, escolheram a obra que mais gostaram e fotografaram caracterizados de menino maluquinho com a obra escolhida pela turma.

Todos queriam ser o Menino Maluquinho !
































































A nova proposta é confeccionar uma árvore suspensa com panelinhas dependurada.



Literatura na Praça.

Foram expostos trabalhos com a finalidade de proporcionar aos moradores, visitantes e estudantes dias agradáveis em contato com poesia, teatro, hora do conto, gibis, brincadeiras, artes, xadrez gigante...entre outras atividades de recreação e incentivo à leitura.
O 3º dia aconteceu nas Praças do Aranha, com a participação das escolas de São José do Paraopeba, Marinhos, Aranha. 


Para a exposição na praça , a turma do 4º ano 1, confeccionaram um livro com as travessuras da turma, um leque de  história em quadrinhos  e desenhos artísticos.






Ludicidade e Matemática



Em Matemática, os alunos do 4º ano 1, estão aprendendo divisão através de jogos com o Menino Maluquinho. A atividade abaixo, consiste em dividir,  por exemplo, 27 cubinhos do material dourado  entre 3 Meninos Maluquinhos. Para isso é preciso pegar  a quantidade 27 , duas barrinhas e sete cubinhos, fazer a troca das barrinhas para cubinhos para dividir as 27 unidades por 3. Para certificar que esta certo  o aluno explica como foi feita  toda a operação  = 27 dividido por 3 deu nove para cada um. Isso porque 3 vezes nove  são 27.












É importante o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem, pois o mesmo é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. As atividades lúdicas são essenciais, é nelas que ocorrem as experiências inteligentes e reflexivas, e a partir disso se produz o conhecimento. Os jogos para as crianças são fundamentais para desenvolverem diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação no qual as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros.

 

Projeto "O Menino Maluquinho"/Fazendo artes.

Confeccionando as panelinhas para montar a árvore suspensa(obra de arte da turma do 4º ano 1).